domingo, 11 de novembro de 2018



Atividades sobre o Nordeste Colonial
1    1)      Observe a imagem.

Image result for engenho colonial


Numere os itens de acordo com a sua função. 

(        ) Senzala
(       ) Casa grande

 (      ) Moenda


2) Cite outros dois elementos do engenho que não estão presentes na imagem.

3) Observamos a presença de gado na imagem. Escreva três utilidades desse tipo de animal nos engenhos coloniais. 

4) A produção de açúcar, no Brasil colonial (0,7)
a) possibilitou o povoamento e a ocupação de todo o território nacional, enriquecendo grande parte da população.
b) praticada por grandes, médios e pequenos lavradores, permitiu a formação de uma sólida classe média rural.
c) consolidou no Nordeste uma economia baseada no latifundiário monocultor e escravocrata que atendia aos interesses do sistema português.

d) desde o início garantiu o enriquecimento da região Sul do país e foi a base econômica de sua hegemonia na República.

3      5)      Numere as frases de modo que as etapas da produção açucareira fique correta(1,2)
(   ) A cana era colhida e levada até a moenda.
(     ) O caldo era cozido até virar melaço.
(      ) A cana era moída em cilindros de madeira para extrair o caldo.
(    ) O produto era exposto ao Sol por até 20 dias.
(    ) O produto era embarcado para a Europa.

(   ) O melaço era depositado em formas de barro para purificar.

6) Além dos escravos, o engenho também contava com a presença de homens livres. Escreva qual era a função do
a) Feitor-mor: 
b) Mestre de açúcar: 

7) A escravidão era uma prática já realizada na África desde a Antiguidade. Por que, a partir do século XV, com a chegada dos europeus, a escravidão passou a se tornar uma atividade comercial lucrativa?

8)      Em 1711, Antonil em sua obra Cultura e opulência do Brasil, afirmava que os escravos eram as mãos e os pés dos senhores de engenho, porque, sem eles no Brasil, não é possível conservar, aumentar fazenda nem ter engenho corrente.

Sobre o trabalho e a resistência do negro à escravidão, assinale a alternativa correta. 

a) Os escravos negros constituíam uma minoria nos canaviais, já que índios e trabalhadores livres eram responsáveis pelas plantations açucareiras.

b) O engenho tinha no escravo negro a base de toda a produção; qualquer reação era punida violentamente. As fugas, os quilombos e a prática de suicídio eram evidências da resistência dos negros à escravidão.

c) A escravidão no Brasil se revestiu de grande tolerância, mestiçagem e grandes oportunidades de ascensão social para o negro após a abolição.

a       d)      O negro era submisso, resignado, não reagia à escravidão, ao contrário dos indígenas; o tráfico negreiro não tinha importância para a economia da metrópole.

9) 3)      Leia o texto sobre o tráfico de escravos.

O Brasil se distinguiu por ter sido o maior receptor de africanos escravizados, em toda a história mundial. O historiador Robert Conrad propôs a cifra de 5,5 milhões de africanos introduzidos no Brasil de um total calculado por Philip Curtin de 9,4 milhões que sobreviveram à travessia atlântica e chegaram vivos a algum porto no continente americano. (…) O tráfico se prolongou por tanto tempo e ganhou tão enorme volume porque do outro lado do Atlântico havia produtores de gêneros tropicais de exportação, que precisavam comprar a força de trabalho necessária ao escravismo colonial.

GORENDER, Jacob. Brasil em preto e branco: o passado escravista que não passou: São Paulo: SENAC, 2000, pp. 32-3; 43-4.
Em relação ao trabalho e à vida do escravo na área colonial portuguesa na América, é correto afirmar que

a) devido a uma propensão dos negros à promiscuidade sexual, os escravos não constituíram famílias.
b) nas áreas mais dinâmicas da produção agrário-exportadora, predominou o trabalho de origem africana.
c) o emprego de escravos impunha custo de vigilân­cia menos elevado do que ocorre no emprego de trabalhadores assalariados.
d) nos primeiros séculos da colonização, tanto o escravo quanto o trabalhador livre recebiam salário.

10) Comente sobre a importância do Quilombo de Palmares no processo de resistência africana à escravidão. 

11) Por que os quilombos eram vistos como uma ameaça pelo colonizador?
12) Por que Zumbi foi o líder mais conhecido de Palmares? 
13) Além da formação de quilombos, existiram outras formas de resistência à escravidão. Cite duas delas.
14) Por que os africanos passaram a criar um sincretismo religioso no Brasil? 
15)       Leia as frases a seguir sobre as relações entre Portugal, Espanha e Holanda e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas. 
 (   ) Visto que Portugal não possuía condições de investir numa grande quantidade de engenhos aliou-se aos holandeses que financiavam os empreendimentos em troca do direito de comércio da produção.
 (    ) A aliança entre Portugal e Holanda se abalou a partir das guerras com a Espanha que resultou na tomada do trono português pelos espanhóis dando início a União Ibérica.
 (  ) A fim de monopolizar o comércio a Espanha proibiu qualquer negociação estrangeira com as colônias americanas, principalmente a Holanda e sua parte portuguesa.
 (   ) Injuriados, os holandeses invadiram os domínios ultramarinos espanhóis voltados para o tráfico negreiro e a produção de açúcar.
16) ) Entre as principais razões para a Insurreição Pernambucana estava 
a) a intensificação da cobrança dos empréstimos que os senhores de engenho haviam contraído com os banqueiros holandeses.
b) a morte de Domingos Fernandes Calabar.
c) as reformas agrárias promovidas pelos holandeses, o que provocou o fim dos grandes latifúndios e da produção de açúcar.
d) a invasão da região da Guanabara pelos franceses huguenotes.

17) Quais eram as atividades econômicas secundárias na América portuguesa? 
18) Por que a pecuária se deslocou geograficamente do litoral para o interior? 

GABARITO

1) 
(   2    
(    1   )
 (   3   )
2) Casa de purgar e capela.
3) Os animais eram usados para puxar carroças, transportar cargas e acionar as moendas.
4) Letra C.

5) ( 1    ) 
(    3 )
(    2  ) 
( 5   )
(    6 ) 
( 4    )  
 
6) a)      controlava o trabalho dos escravos e garantia o bom estado dos equipamentos.
b)     garantia a qualidade do produto final.

7)Antes da chegada dos europeus a escravidão ocorria pelo fato das pessoas não conseguirem quitar as suas dívidas ou por se tornarem prisioneiras de guerra. Com a chegada dos europeus, os escravos começaram a ser trocados por armas, fumo, tornando a atividade muito lucrativa.

8) Letra B.
9) Letra B.
10) O Quilombo de Palmares foi estabelecido onde hoje está o estado de Alagoas e chegou a reunir mais de 20 mil pessoas. No quilombo era possível manter as tradições africanas e estreitar os laços culturais entre os seus moradores.
11)  Os quilombos eram um mau exemplo para os outros escravos, que poderiam ser incentivados e fugir também.
12)  Zumbi era o líder do quilombo quando ele foi destruído a mando das autoridades portuguesas.
13) O suicídio, o aborto, o banzo, o assassinato de feitores.
14) Os católicos viam as religiões africanas como feitiçaria, por isso as proibiam. Para  evitar a perseguição da Igreja, os africanos passaram a associar suas entidades religiosas a santos católicos, numa forma de preservar parte de suas tradições.
15) V V F V
16) Letra A.
17) As atividades econômicas secundárias na América portuguesa eram a exploração das drogas do sertão, pecuária, algodão, tabaco, pau-brasil e a mineração.
18) Esse deslocamento ocorreu devido as ameaças que os animais proporcionavam as plantações de cana, já que era muito mais lucrativo a produção do açúcar que a criação de gado.

Um comentário:

  1. Jovania, vc poderia me falar quais são os deveres que vc passou pro 7°C na sexta-feira dia 09/11/2018?

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