domingo, 11 de novembro de 2018

ATIVIDADES DE FIXAÇÃO _ ROMA
1      1)     Observe a imagem:
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A imagem representa uma antiga escultura etrusca, representando a loba amamentando os gêmeos Rômulo e Remo. Essa imagem nos revela que (0,7)
(a) os romanos explicavam a origem de sua cidade por meio de lendas que envolviam deuses e heróis.
(b) não há nenhuma relação com a criação da cidade de Roma.
(c) as lendas são totalmente verdadeiras, retratando fielmente os fatos históricos da fundação de Roma.
(d) não existiam lendas que busquem explicar origem de Roma.


2) Complete o texto com as palavras do quadro. Alguns termos NÃO serão utilizados. 
Caixa de texto: Cidadãos – homens livres – escravos – terras – monarquia – plebeus – direitos – cavaleiros  – ancestral- república – patrícios. 
Durante a                       , a aristocracia dominava sozinha a vida política em Roma. Os                    se diziam descendentes de um                                  comum, responsável pela fundação de Roma. Eles eram grandes proprietários de              e controlavam o poder político. Os plebeus eram                                 . Eles não tinham direitos políticos e formavam a maior parte da população. Os                   eram considerados mercadorias, e podiam ser vendidos, trocados e alugados. Eles não eram considerados                              .


3)Durante a fase republicana, ocorreram revoltas dos plebeus, homens livres que não possuíam direitos políticos. 
a    a)    Aponte  dois motivos desses conflitos. 
b) Cite três conquistas obtidas pelos plebeus nesse período. 


4  4)    Relacione as colunas. 

1- Cuidavam do tesouro e da parte econômica da cidade.
2- Eram responsáveis pela administração dos exércitos
3- Eram responsáveis pela Justiça.
4- Tomavam conta dos serviços públicos.
5- Faziam a contagem da população, mantinham controle da conduta do cidadão e cuidavam da prestação dos serviços públicos.
(      ) Édis
(      ) Censores
(      ) Pretores
(      ) Questores
(      ) Cônsules



4  5)    Leia.
Tibério Graco
"Os animais selvagens da Itália possuem cada um a sua toca, seu abrigo, seu refúgio; mas os homens que combatem e morrem pela Itália não dispõem de outro bem senão a luz e o ar e nada mais. Sem morada, sem residência fixa, eles vagueiam, por aqui e ali, com seus filhos e mulheres. Os generais mentem ao exortá-los, nas batalhas, a combaterem pelos seus túmulos e pelos lugares de culto; pois muitos romanos não possuem nem altar de família, nem túmulo de antepassados. Eles combatem e morrem para sustentar o luxo e a opulência dos outros; e lhes chamam senhores do mundo, quando não possuem sequer um pedaço de terra."
In Vidas Paralelas de Plutarco (apud Visão Jurídica, n. 19, p. 65)
a     a)      Quem foi Tibério Graco? 

b      b)      Para qual problema social de Roma Tibério chama a atenção? 

c     c)       Após esse discurso, Tibério lançou, no Senado, uma proposta para solucionar o problema em questão. Que proposta foi essa? 

d    d)      Como a proposta foi recebida pelo Senado? 

a      6) As guerras travadas entre romanos e cartagineses ficaram conhecidas como 
(A)   Guerras Médicas.
(B)   Guerras do Peloponeso.
(C)   Guerras Púnicas.
(D)   Guerras da Gália.


a    7)    Que instituição romana tornou possível a conquista de novas terras?  
     8)     Por que, ao se expandir, os romanos entraram em guerra contra Cartago? 

      9)      Após as conquistas territoriais, Roma se tornou uma cidade muito rica. É correto afirmarmos que essa riqueza era distribuída entre todos os habitantes de Roma? Justifique. 

1   10)    Asterix e Obelix são dois personagens fictícios de histórias em quadrinhos, criados em 1959. Segundo seus criadores, no ano de 50 a.C., viviam numa vila da Gália e lutaram contra as inúmeras tentativas de invasão romana. Observe.
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    Nos filmes e histórias em quadrinhos, os personagens são chamados pelos romanos de bárbaros. Por que os romanos os chamavam dessa forma? 

    11) Explique o significado de termo “romanização”, ocorrida da Antiguidade. 
      12)  Durante muitos séculos, os antigos romanos divertiram-se com a atuação dos gladiadores nos chamados espetáculos públicos, que utilizavam diferentes tipos de armas, permitidas pelas autoridades de Roma, como as que podem ser observadas na ilustração.
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        a) Quem eram os gladiadores? 
      b) As lutas de gladiadores era um dos vários espetáculos criados durante a política do “Pão e Circo”. Em que essa política consistia? 
      13 ) Várias razões explicam as perseguições sofridas pelos cristãos no Império Romano, entre elas (0,7)
a) a oposição à religião do Estado Romano e a negação da origem divina do Imperador, pelos cristãos.
b) a publicação do Edito de Milão que impediu a legalização do Cristianismo e alimentou a repressão.
c) o rápido crescimento do cristianismo, que primeiro atingiu a elite e depois a plebe romana.
d) a organização dos Concílios Ecumênicos, que visavam promover a definição da doutrina cristã.

   14) O Edito de Milão (313), no processo de desenvolvimento histórico de Roma, reveste-se de grande significado, tendo em vista que (0,7)
a) combateu a heresia ariana, acabando com a força política dos bispados de Alexandria e Antioquia.
b) acabou inteiramente com os cultos pagãos que então dominavam a vida religiosa.
c) deu prosseguimento à política de Deocleciano de intenso combate à expansão do cristianismo.
d) proclamou a liberdade do culto cristão passando Constantino a ser o protetor da Igreja.

15) Cite dois fatores que levaram à crise do Império Romano do Ocidente.
16) De que modo a diminuição na oferta de escravos afetou as grandes propriedades rurais romanas? 
  17) No século I, surgiu na região da Palestina uma nova religião. Ela pregava o monoteísmo e a salvação de toda a humanidade. Essa religião se expandiu pelo mundo e ficou conhecida como (0,7)

a) Luteranismo.
b) Islamismo.
c) Anglicanismo.
d) Cristianismo.



GABARITO

1) Letra A


2) Complete o texto com as palavras do quadro. Alguns termos NÃO serão utilizados. 
Caixa de texto: Cidadãos – homens livres – escravos – terras – monarquia – plebeus – direitos – cavaleiros  – ancestral- república – patrícios. 



Durante a monarquia, a aristocracia dominava sozinha a vida política em Roma. Os  patrícios se diziam descendentes de um ancestral  comum, responsável pela fundação de Roma. Eles eram grandes proprietários de  terras e controlavam o poder político. Os plebeus eram  homens livres . Eles não tinham direitos políticos e formavam a maior parte da população. Os escravos eram considerados mercadorias, e podiam ser vendidos, trocados e alugados. Eles não eram considerados cidadãos.


3) a) A escravidão por dívidas e a obrigatoriedade de se alistar no exército.
b) Os plebeus conquistaram o fim da escravidão por dívidas, o direito de se casarem com patrícios, o direito de ocupar cargos na política.
4      4)  
(   4   ) 
(   5   )
(     3 ) 
(   1   ) 
(    2  )

5) a) Tibério foi um tribuno eleito para o Tribunato da Plebe durante a República Romana.
b) Tibério chama a atenção para a falta de terra dos soldados romanos.
c) R: Tibério propôs a reforma agrária.
d) R: Os senadores não concordaram com Tibério, que acabou sendo assassinado.

 6) Letra C.

7) O exército.
8) Os romanos queriam controlar o comércio pelo mar Mediterrâneo, que estava sob o domínio dos cartagineses.
9)  Apesar de muito rica, Roma tinha muitos pobres  nas cidades e nos campos. Apenas os patrícios e alguns plebeus se enriqueceram com a expansão pois a riqueza era mal distribuída. 
10) Os romanos chamavam de bárbaros todos os povos que viviam fora de seus domínio e que não falavam o grego ou o latim.
11)  Utilizamos o termo romanização para mostrar a influência cultural deixada pelos romanos nas regiões que eles conquistaram.

12) a) Os gladiadores eram, em sua maioria, escravos recrutados para essa função.
b) A política do pão e circo consistia em oferecer diversão e comida para que o povo romano não se rebelasse contra o imperador.
13) Letra A.
14) Letra D.
15)  Invasão dos povos bárbaros, crise econômica com a redução do número de escravos.
16) Com o passar do tempo, os grandes proprietários tiveram grandes dificuldades para comprar escravos. A falta desses trabalhadores no mercado impunha uma elevação de seu preço que acabava interferindo nos custos de produção da propriedade.
 17) Letra D.




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