2º trimestre
Assista a apresentação sobre o Egito acessando o link abaixo
Egito Antigo
Atividades sobre o Egito Antigo
Assista ao vídeo sobre a Mesopotâmia clicando no link abaixo:
Mesopotâmia
Atividades complementares Mesopotâmia
Agora, justifique o motivo de você ter excluído essa imagem.
6)
1º Trimestre
Atividades complementares
Assista a apresentação sobre o Egito acessando o link abaixo
Egito Antigo
Atividades sobre o Egito Antigo
1)
O historiador grego Heródoto (484 – 420 a.C.)
viajou muito e deixou vivas descrições, com reflexões sobre os povos e as
terras que conheceu. Deveu-se a ele a seguinte afirmação: ”O Egito, para
onde se dirigem os navios gregos, é uma dádiva do rio Nilo“.
A partir da afirmação de Heródoto, escreva como o espaço
físico e a ação humana foram importantes na formação da civilização egípcia.
2)
Leia o texto e responda.
“A escrita foi
inventada no Oriente Próximo antigo com o intuito de registrar as atividades
comerciais. Com o crescimento das economias centralizadas, os funcionários dos
palácios e templos sentiram a necessidade de manter o controle das quantidades
de cereal e das cabeças de carneiro e gado que entravam nos celeiros e
fazendas, ou que saíam deles. Era impossível depender da memória de um homem
para cada item; assim, tornou-se necessário um novo método que mantivesse
registros confiáveis.”
HOOKER, J. T. e outros. Lendo o passado: do
cuneiforme ao alfabeto – A história da escrita antiga. São Paulo:
Edusp/Melhoramentos, 1996.
a)
Que atividades motivaram a invenção da escrita?
b)
Que limitação humana tornou necessário o
desenvolvimento da escrita?
c)
Que vantagem a invenção da escrita trouxe às
atividades mencionadas no texto?
3)
No Egito existiam três tipos de escrita, sendo
uma delas a hieróglifa. Como se chamam as outras duas?
4)
Os egípcios acreditavam que quando alguém morria
não era o fim, pois a vida tinha continuidade no mundo dos mortos. Porém, para
que isso acontecesse, todos passavam pelo Tribunal de Osíris, rei do mundo
inferior, responsável pelas absolvições e condenações. Como era o julgamento no
Tribunal de Osíris? O que acontecia a pessoa condenada?
5)
Quais os principais legados(heranças) deixados
pela civilização egípcia para a humanidade? (0,6)
A) Democracia, graças ao sistema político no Egito
Antigo (sistema de eleições diretas).
B) Conhecimentos marítimos, em função da construção de grandes
embarcações capazes de navegar por todos os oceanos.
C) Importantes técnicas de Mecânica, graças à criação
de diversas máquinas movidas à vapor.
D) Conhecimentos na área da Medicina (graças à
mumificação), desenvolvimento de técnicas de Arquitetura com uso da Matemática
(graças à construção de pirâmides).
6)
Coloque V(verdadeiro) e F(falso) para as
seguintes afirmações. (1,0)
a)
( ) Os
primeiros povos do Egito viviam em tribos chamadas nomos. Com o tempo, os nomos
do norte formaram o reino do Alto Egito e os nomos do sul formaram o reino do
Baixo Egito.
b)
( )
Atribui-se a Menés a unificação dos reinos do norte e do sul do Egito.
c)
( ) O
faraó era o rei e o sumo sacerdote do Egito. Era considerado um deus vivo.
d)
( ) Os
egípcios não davam importância à religião, pois eram extremamente racionais em
suas atividades.
7)
Leia as afirmativas abaixo e responda
corretamente (0,6)
I – A principal atividade da
economia egípcia era a agricultura.
II – O comércio nunca se
desenvolveu no Egito.
III – O Estado egípcio não
interferia na vida econômica.
(A) Apenas a alternativa I está correta.
(B) Apenas a alternativa II está correta.
(C) As alternativas I e II estão corretas.
(D) As alternativas I, II e III são falsas.
8)
Qual era a função das pirâmides?
9)
Por que os egípcios mumificavam os mortos?
GABARITO
1)
O rio Nilo
foi muito importante na história do Egito, pois durante os meses de cheia ele
transbordava e fertilizava as terras à sua margem, desenvolvendo a agricultura,
base econômica dessa civilização. Entretanto, sem o trabalho dos camponeses a
civilização não teria se desenvolvido.
2) a)
As atividades comerciais.
b) A limitação da memória, incapaz de
manter o controle sobre todas as transações comerciais.
c) A escrita constituiu um novo método de
manter registros confiáveis nas atividades comerciais, o que contribuiu para o
desenvolvimento dessa atividade.
3) Hierática e demótica.
4) No
Tribunal de Osíris, o julgamento acontecia da seguinte forma: o coração da
pessoa era colocado numa balança em contrapeso à deusa da verdade e da justiça,
representada por uma pena. Se o coração da pessoa pesar mais que ela, ocorre
uma segunda morte e a pessoa é esquecida.
5) Letra D.
6) V – V – V – F
7) Letra A
8) As pirâmides serviam de túmulo para as pessoas mais
importantes no Egito, em especial o faraó.
9) Os egípcios mumificavam os mortos para conservar o seu
corpo para a nova vida.
Assista ao vídeo sobre a Mesopotâmia clicando no link abaixo:
Mesopotâmia
Atividades complementares Mesopotâmia
1) As civilizações da Antiguidade eram chamadas de fluviais. Escreva o motivo delas receberem esse nome.
2) Quais rios originaram a Mesopotâmia?
3) Observe.
3) Observe.
a) que significa a faixa verde que aparece no mapa? Qual a sua importância?
b) Por que não podemos afirmar que apenas as águas dos rios foram responsáveis pela formação das civilizações estudadas?
4) Várias técnicas foram criadas para garantir o maior aproveitamento dos recursos hídricos na Antiguidade. Cite dois exemplos .
5) Dizemos que as cidades da Mesopotâmia eram cidades-Estado. Explique o significado do termo cidade-Estado.
6) Observe as imagens e assinale a única que não pode ser atribuída aos sumérios.
7) Um dos povos que habitaram a Mesopotâmia na Antiguidade foram os assírios. Qual das alternativas abaixo aponta características deste povo?
A - Tinham na guerra sua principal atividade. Agiam de forma extremamente cruel nas guerras e impunham castigos severos aos derrotados.
B - Gostavam muito de arte e, portanto, destacaram-se pela construção de escolas de arte por toda Mesopotâmia.
C - Eram excelentes comerciantes, mantendo relações mercantis com gregos, egípcios e hebreus.
D - Buscavam de forma pacífica unir todos os povos da Mesopotâmia em prol de melhores condições de vida para todos.
8) Por volta de 1900 a.C. a Babilônia tornou-se sede de um grande império: o Primeiro Império da Babilônia. Nesse império, destacou-se o rei Hamurábi. Dentre as suas principais atribuições destacou-se o Código de Hamurábi. Esse código baseava-se no princípio da Lei do Talião “Olho por olho, dente por dente”. Assinale a alternativa que melhor representa o código.
A - Conjunto de leis que organizava apenas o comércio na região da Mesopotâmia.
B - Conjunto de leis e regras sociais criadas pelos assírios, cujo objetivo era educar a população mesopotâmica.
C - Conjunto de leis criado pelo rei Hamurabi que definia punições severas a quem cometesse crimes. Tinha como base a lei de talião: “olho por olho, dente por dente”.
D - Conjunto de leis criado por Nabucodonosor II, que tinha como objetivo principal cobrar impostos da população e punir os que não os pagavam.
·
9) Agora, escreva se podemos concluir que as leis brasileiras se assemelham (parecem) com o Código de Hamurábi? Explique em, no máximo, 5 linhas
10) Observe a imagem.
Escreva três funções dos zigurates.
“Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende”
Bom trabalho
Jovania
Gabarito
1) As civilizações da Antiguidade se desenvolveram às margens de rios, por isso são chamadas de fluviais.
2)
Mesopotâmia – Tigre e Eufrates.
3)a) A faixa verde do mapa representa a região conhecida como crescente fértil. Essa região é muito importante porque compreende as áreas que vão desde o rio Nilo até os rios Tigre e Eufrates, que as tornavam férteis e adequadas para a agricultura.
b) Além das águas dos rios, o trabalho humano foi fundamental para o desenvolvimento das antigas civilizações, pois foram os trabalhadores que construíram as obras que possibilitaram a agricultura.
4) Canais de irrigação e barragens.
5) Cidade-Estado é aquela que é independente, possui governo e leis próprias.
A imagem representa um papiro, que foi inventado no Egito. As demais imagens representam invenções criadas na Mesopotâmia.
7) Letra A.
8) Letra C.
9) Espera-se que o aluno diga que não se assemelha, pois não existe pena de morte no Brasil. Os crimes, ao serem julgados, seguem padrões de penas previstos na legislação.
10) Os zigurates eram locais de culto e cerimônias religiosas, locais de estudos matemáticos e observatório astronômico.
1º Trimestre
Atividades complementares
1)
Observe
e compare as imagens. Quais teorias sobre a origem da vida estão sendo
representadas nelas?
2)
Observando a imagem a seguir, como você pode relacioná-la à teoria do Designe
Inteligente?
3) Leia.
O cientista Charles Darwin, responsável por mudar a visão
sobre as questões relacionadas à origem e às transformações que ocorrem no
mundo vivo. Identifique, nas alternativas abaixo, aquela que melhor corresponde às
ideias difundidas por Darwin
( A ) A escolha de parceiros reprodutivos fortes
e competitivos é determinada pela necessidade de garantir a proteção e a
sobrevivência da prole.
( B ) A competição entre espécies iguais ou
diferentes é consequência do número elevado de indivíduos em uma situação em
que os recursos naturais são escassos.
( C ) A seleção natural determina a sobrevivência
dos indivíduos mais adaptados ao meio e estes indivíduos possuem mais chances
de deixar seus descendentes.
( D ) Características morfológicas,
resultantes da utilização constante de determinadas partes do corpo,
desenvolvem-se e são transmitidas aos descendentes, acentuando-se ao longo de
gerações.
4) Vimos que o
gênero Homo, do qual fazemos parte, originou-se há cerca de 2 milhões de anos.
Relacione as colunas, de modo que cada espécie desse gênero se ligue às suas
características corretas.
A. Homo
habilis
B. Homo
erectus
C. Homo
neanderthalensis
D. Homo
sapiens
( ) muito parecido com o ser humano moderno, era caçador e viveu entre 230 e 30 mil anos atrás.
( ) foi provavelmente a primeira espécie a deixar a África.
( ) surgiu entre 190 e 150 mil anos, foi a única espécie do Gênero Homo que sobreviveu.
( ) ossos dessa espécie foram encontrados por volta de 2 milhões de anos atrás.
5) Escreva três características do modo de vida humano
no Paleolítico e três no Neolítico.
6) Comente sobre a importância da descoberta do uso
e domínio do fogo para o homem do Paleolítico.
7) A
arte rupestre foi a primeira forma de expressão artística do ser humano.
Escreva uma hipótese que explique o significado dessas pinturas
8) Acredita-se
que por volta de 10 mil anos atrás o ser humano tenha criado a agricultura.
Esse fato é considerado uma revolução no modo de vida do ser humano. Cite três
exemplos que confirmem que a agricultura foi uma revolução.
9) Observe
as imagens e circule as que podem ser caracterizadas como do Neolítico.
|
10) Em
2002, o IPHAN tombou o ofício das paneleiras de Goiabeiras como patrimônio
cultural brasileiro. Esse ofício é considerado um patrimônio da cultura
( A )
Material.
( B )
Oral.
( C )
Iconográfico.
( D )
Imaterial.
11) No
final do Paleolítico ocorreu o fim da última era glacial. Assinale a
alternativa que melhor explique uma consequência desse fenômeno.
( A ) Os animais da megafauna tiveram melhor
possibilidade de encontrar alimento, por isso, permaneceram por mais mil anos
na Terra.
( B ) Os animais da megafauna tiveram de se
adaptar às mudanças do ambiente.
( C ) Os seres humanos passaram a ter mais
dificuldade de obter alimento.
( D ) Os seres humanos tiveram que continuar a
sua jornada por comida, pois o fim da era glacial dificultou a coleta de
frutos.
12)
Utilize
as palavras a seguir e complete o texto abaixo sobre o surgimento do comércio
e das cidades.
excedentes - agricultura - comércio - cidades - Estado
A
prática da ________________ teve início por volta de 10 mil anos atrás, às
margens dos rios, na região conhecida como Crescente Fértil. O cultivo da terra
possibilitou a sedentarização dos grupos humanos e a produção de _______________,
que permitiu uma divisão de trabalho, o aumento populacional e o surgimento do
________________. O crescimento das aldeias e a diversificação das atividades
resultaram na formação das primeiras _______________ e do _________________.
13) Alguns
estudiosos acreditam que as terras americanas começaram a ser povoadas há 12
mil anos.. Existem duas teorias mais aceitas que explicam esse fato.
Explique-as.
14)
Observe.
A
imagem representa um sambaqui, muito comum no litoral brasileiro na
pré-história. Podemos dizer que o sambaqui é
( A ) área de culto religioso utilizado por
índios em homenagem aos antepassados.
( B ) montanhas de restos de animais e conchas
deixados pelos primeiros grupos indígenas que habitavam o litoral brasileiro.
( C ) áreas de cultivo onde se praticava a coivara.
( D ) tipo de habitação utilizada pelos índios.
15) Sobre o fóssil denominado Luzia, encontrado em Lagoa Santa, no Brasil, é possível afirmar que
( A ) Foi datado com aproximadamente 50 mil anos, tendo recebido esse nome como uma homenagem à pesquisadora homônima que liderou a expedição em Lagoa Santa.
( B ) Foi comprovado como uma farsa elaborada pelo naturalista Peter Lund.
( C ) Foi datado com aproximadamente 11.500 anos e recebeu tal nome como uma homenagem ao fóssil Lucy, considerado o fóssil de hominídeo mais antigo do mundo, encontrado na África.
( D ) Não tem importância nenhuma para o estudo da ocupação humana do continente americano.
16) Como chamamos as civilizações que se desenvolveram às margens dos rios?
16) Como chamamos as civilizações que se desenvolveram às margens dos rios?
17)
Explique o conceito de Crescente Fértil.
GABARITO
1) Criacionismo
e evolucionismo.
2) A teoria do Design
Inteligente afirma que por trás do processo evolutivo das espécies há um ser
inteligente responsável por ordenar a evolução da vida na Terra. A imagem
mostra esse ser dando vida aos primeiros seres humanos.
3) Letra
C.
4) C
– B – D – A
5) Paleolítico
– modo de vida nômade, obter alimentos através da caça, pesca e coleta e morar
em cavernas ou a céu aberto.
Neolítico – modo
de vida sedentário, início da agricultura e agrupamento em aldeias.
6) O
fogo foi muito importante para a sobrevivência humana no Paleolítico, em
especial, durante a última glaciação. Através do fogo era possível se aquecer
do frio, iluminar a escuridão, assar o alimento e espantar animais ferozes.
7) A
pintura rupestre pode ser apenas uma representação do cotidiano dos homens das
cavernas, ou ainda, um ritual de magia, onde se queria dominar a natureza ou
pedir sorte na caçada.
8) Com a invenção da agricultura os seres humanos se tornaram sedentários, começaram a domesticar animais, passou a viver em grupos mais numerosos.
9)
10) Letra
D.
11) Letra
B.
12) Agricultura,
excedentes, comércio, cidades e Estado.
13) Primeira
teoria- é a mais aceita entre os cientistas e diz que os seres humanos teriam atravessado o Estreito de Bering durante a
última era glacial e povoaram o continente americano. Teria havido duas rotas
migratórias por esse caminho.
Segunda teoria –
os seres humanos teriam atravessado o Oceano Pacífico, navegando entre as ilhas
da Polinésia até chegar à América.
14) Letra
B.
15) Letra
C.
16) As
civilizações que se desenvolveram próximas aos rios são chamadas de fluviais.
17) Chamamos
de Crescente Fértil uma região do
Oriente Médio, onde surgiram algumas das primeiras civilizações. Seu nome se
explica porque antigamente as terras da região eram férteis, boas para a
lavoura, e, no mapa, a região tem a forma de uma lua crescente.
Bom
trabalho!
“Para isso existem as escolas: não para
ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem
andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo
mar desconhecido.”
Boa tarde! Por favor por que a resposta do número 3 é letra C ? Mariana (6o A) ficou com dúvida. Obrigada.
ResponderExcluirOi boa noite! Julia ramalho ficou com dúvida na 10,amanhã vc pode ajuda lá? Ela irá te procurar! Obrigada
ResponderExcluirBom dia! As dúvidas foram tiradas com as alunas em sala. Grata
ResponderExcluir