domingo, 14 de abril de 2019

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Atividades Egito e Mesopotâmia
1  1)      Observe o mapa e faça o que se pede.


































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a  a)       Escreva no mapa onde se localizam o Egito e a Mesopotâmia.
b   b)      Escreva os nomes dos rios que banhavam as civilizações egípcia e mesopotâmica.
2   2)      Os rios foram muito importantes para a formação das civilizações antigas. Entretanto, outro fator também foi muito importante nesse processo. Escreva qual foi e explique a sua resposta.
3    3)      A Mesopotâmia se formou num tipo de organização política chamada de cidade-Estado. Explique o que é uma cidade-Estado.
4    4)      Observe.
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A imagem representa a escrita cuneiforme, criada na
(A)    Babilônia.
(B)    Acádia.
(C)    Suméria.
(D)   Assíria.

5  5)      Relacione as  colunas, de forma que cada informação fique de acordo com o local em que ocorreu. (1,0)
(    A)    Suméria                                                              (  ) Conquistou regiões do Golfo Pérsico até o Egito.
(    B)    Império Acádio                                                ( ) Seu povo inventou a roda e o arado.
(   C)    Império Assírio                                                (  ) Teve como principal governante o rei Nabucodonosor II.
(   D)   Primeiro Império da Babilônia                   (  ) O rei Sargão I conquistou as cidades do centro-Sul da região.
(    E  )    Segundo Império da Babilônia                   (  ) Teve como principal rei Hamurabi.

6     6)      Leia.
Uma equipe da Universidade Hebraica de Jerusalém descobriu em escavações em Tel Hazor, no norte de Israel, o fragmento de uma tábua cuneiforme que apresenta semelhanças com o conteúdo e o momento da escritura do Código de Hamurabi, um dos mais antigos conjuntos de leis escritas que pregava, segundo a Bíblia, principalmente

( A ) “A defesa é o mais legítimo direito dos homens.”
( B )     “O homem é responsável por si mesmo.”
( C )     Olho por olho, dente por dente.”
( D )“Todo homem luta com mais bravura pelos seus interesses que pelos seus direitos.”

·         Agora, explique o significado da frase que você escolheu.

7)Analise os documentos a seguir.
Documento 1

Trecho do Código de Hamurabi
“ 196º - se alguém arranca o olho de um outro, seu olho deverá ser arrancado.
229º - Se um arquiteto constrói uma casa para alguém [...], e a casa que ele construiu cai e fere de morte o proprietário, esse arquiteto deverá ser morto.
230º - Se fere de morte o filho do proprietário, deverá ser morto o filho do arquiteto.”

Documento 2

Código Penal Brasileiro
“Artigo 121. Matar alguém:
Pena – reclusão, de seis a vinte anos [...]
   Se o agente comete o crime impelido (impulsionado) por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domínio de violenta emoção logo em seguida a injusta provocação da vítima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um terço.”
“Artigo 256. Causar desabamento ou desmoronamento, expondo a perigo a vida a integridade física ou o patrimônio de outrem:
Pena – reclusão, de um a quatro anos e multa.
a    a)    Compare a relação entre o crime cometido e a punição em cada código.
b) Na sua opinião qual dos dois códigos penais é mais justo? Justifique.

8   8)     Tanto no Egito quanto na Mesopotâmia, havia divisão social e nas duas sociedades existiam escravos. Escreva duas formas de uma pessoa virar escrava na Antiguidade.
9  a)    Classifique os acontecimentos a seguir em: político, social, econômico ou cultural.
a  b)    No Egito e na Mesopotâmia as pessoas eram politeístas - ______________
b  c)    A população na Mesopotâmia dividia-se entre livres e escravos - _________
c  d)    Tanto no Egito quanto na Mesopotâmia praticava-se a agricultura, o comércio, o artesanato e a navegação. ______________.
d  e)    A Mesopotâmia organizava-se em cidades-Estado - ____ _______

    9) Os templos representavam a moradia dos deuses na Terra. Na Mesopotâmia, os templos eram chamados de
(A)  Zigurates
(B)  Igrejas
(C)  Mesquitas
(D)  Sinagogas
1  10) Observe a imagem.
Image result for piramide Com qual objetivo os egípcios construíam as pirâmides?






1  11) A crença na vida após a morte era um ponto central na religião egípcia. Explique a relação entre a afirmação anterior com a prática da mumificação.


1  12) Leia o texto sobre o Livro dos Mortos, extraído de /www.fascinioegito.sh06.com/livromor.htm em
01/06/2018.
A ideia central do Livro dos Mortos é o respeito à verdade e à justiça, mostrando o elevado ideal da sociedade egípcia. Era crença geral que diante de Osíris de nada valeriam as riquezas, nem a posição social do falecido, mas que apenas seus atos seriam levados em conta. Foi justamente no Egito que esse enfoque de que a sorte dos mortos dependia do valor de sua conduta moral enquanto vivo ocorreu pela primeira vez na história da humanidade.
a   a)    Qual era a ideia central do Livro dos Mortos?
b    b)    Segundo a tradição dos egípcios antigos, o que era mais valioso durante o julgamento diante de Osíris?
c     c)    Observe a imagem.
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Segundo a tradição egípcia, quando uma pessoa morria, a alma se separava do corpo e o reencontrava antes de apresentar-se ao Tribunal de Osíris. O que acontecia nesse tribunal?




GABARITO
1  1)       Egito – Nilo.
Mesopotâmica – Tigre e Eufrates
2   2)      Além das águas dos rios, o trabalho humano foi fundamental na formação das primeiras civilizações, pois sem o trabalho humano para aproveitar melhor as águas dos rios, as civilizações não teriam sido formadas.
3    3)      Cidade-Estado é a cidade que é independente, possui seu próprio rei, palácio e leis.
4    4)      Letra C.
5    5)      (  C) Conquistou regiões do Golfo Pérsico até o Egito.
( A ) Seu povo inventou a roda e o arado.
( E ) Teve como principal governante o rei Nabucodonosor II.
( B ) O rei Sargão I conquistou as cidades do centro-Sul da região.
( D ) Teve como principal rei Hamurabi.
6   6)      Letra C.
 Olho por olho, dente por dente, é um princípio em que o criminoso deve ser punido conforme o crime que praticou.
7    7)     
a)    No Código de Hamurabi, devia haver uma equivalência entre o crime cometido e a punição. Já no Código Penal brasileiro, a punição não corresponde ao crime cometido. Nos dois artigos brasileiros, a punição é reduzida à multa e à reclusão (prisão), mesmo que os crimes cometidos sejam o homicídio causado pelo criminoso. Além disso, deve-se levar em conta as circunstância do crime.
b)    Resposta pessoal.
8
9   8)    Cultural – social – economia – política.
1   9) Letra A.
1  10) As pirâmides eram construídas para servirem de túmulo para as pessoas mais importantes do Egito.
1  11) Os egípcios conservavam o corpo dos mortos por acreditar que iriam usá-lo na vida após a morte.
12)
a) O Livro dos Mortos tinha como ideal o respeito à verdade e à justiça.
b) Para os egípcios  os atos da pessoa em vida eram mais importante do que a sua posição social e a sua riqueza.
c) O coração do falecido era pesado e, na balança, deveria pesar menos ou igual a uma pena. Caso isso não ocorresse, o morto seria esquecido para sempre e não continuaria a sua caminhada para a nova vida no Duat.





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