segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Olá alunos do 7º ano, esse é  o link para instruções de como acessar o AVA. Favor fazerem o cadastro o mais rápido possível para que o treinamento seja um sucesso!

 PRIMEIRO ACESSO
PASSO 1:
Acesse: ava.escolasaodomingos.com.br
Identificação do usuário: Nº da matrícula
Senha: Data de nas...
Caso a imagem não abra, clique no link abaixo:
https://www.slideshare.net/JovaniaZanotelli/primeiro-acesso

domingo, 17 de fevereiro de 2019

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Olá alunos! A partir dessa publicação daremos início aos nossos trabalhos em 2019. Espero poder ajudá-los em seus estudos. Abraços

Unidade 1 Introdução ao estudo de História

1) Leia.
Por que visitamos o passado? Estamos em pleno século XXI. Desde que surgiram, os seres humanos foram ocupando vários lugares no mundo, se relacionando uns com os outros, com a natureza e criando diversas formas de viver. Assim surgiram cidades, artes, religiões, transportes, comércio e muito mais. Para melhor entender esse passado, surgiu a História.

a) Escreva qual é o objeto de estudo do historiador.

b) Por que é importante conhecermos o passado da humanidade?


c) A História é uma aventura humana marcada por contradições, lutas, sonhos e frustrações. O historiador deve procurar fazer o registro dessas múltiplas dimensões do homem.
Seria correto, portanto, afirmar que

( A )    a História é uma ciência que consegue reproduzir exatamente como os fatos aconteceram.
( B )    o historiador está interessado em conhecer o passado, desligando-se do presente.
( C )    o conhecimento produzido pelo historiador é neutro, verdadeiro e indiscutível.
( D )    o trabalho do historiador está ligado com o tempo que vive e as circunstâncias do presente.

2) Leia.
O livro O Queijo e os Vermes, escrito na década de 1970 pelo historiador italiano Carlo Ginzburg, conta a história de um moleiro (dono de um moinho) que viveu na Itália no século XVI. Leia o trecho a seguir, retirado do prefácio dessa obra, em que o autor justifica a escolha do tema do livro.

“No passado, podiam-se acusar os historiadores de querer conhecer somente as gestas (feitos heroicos) dos reis. Hoje, é claro, não é mais assim. Cada vez mais se interessam pelo que seus predecessores haviam ocultado, deixado de lado ou simplesmente ignorado. ‘Quem construiu Tebas das sete portas? ’ – Perguntava o leitor operário de Brecht (poeta alemão). As fontes não nos contam nada daqueles pedreiros anônimos, mas a pergunta conserva todo o seu peso.
  A escassez falta de testemunhos sobre o comportamento e as atitudes das classes subalternas do passado é com certeza o primeiro – mas não o único – obstáculo contra o qual as pesquisas histórias do gênero se chocam. ”

GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.p.15-16.

 a) Segundo o autor, por que os historiadores do passado se diferenciam dos do presente?

 b) Qual a principal dificuldade encontrada pelos historiadores para estudar as classes subalternas, as pessoas comuns? 

3) O recurso que o historiador utiliza para conhecer o passado é chamado de fonte histórica. As fontes podem ser classificadas em materiais ou imateriais. Escreva um exemplo de cada um dos tipos de fontes históricas que estudamos.

4) Desenhe uma linha do tempo e organize as datas a seguir nela.
a) 2000
b) 555 a.C.
c) 340
d) 1850
e) 24 a.C


5) Por que o ofício das paneleiras de Goiabeiras é considerado um patrimônio da cultura imaterial?

6) A divisão tradicional da História utiliza o termo Pré- História para se referir aos povos que viveram antes da invenção da escrita. Hoje, esse termo é criticado. Explique o motivo da crítica.

7Você concorda com essa crítica? Justifique

8) O historiador não trabalha sozinho. Para realizar a sua pesquisa, muitas vezes, ele utiliza o trabalho de outras ciências. Cite duas ciências que auxiliam o trabalho do historiador.

9) Nós vimos em nossas aulas a diferença entre tempos cronológico e histórico. Nos textos abaixo, assinale corretamente com a letra (CR) aquele que se refere ao cronológico e com a letra (HI) aquele que se refere ao tempo histórico.

(     )   Tempo registrado em calendários, que pode ser agrupado em dias, semanas, meses, anos, décadas, séculos, milênios.
(     )   Forma de contagem do tempo utilizada para marcar as ações humanas na Terra, analisando ações de grupos humanos e suas interferências no espaço geográfico, na vida política, econômica, social, educacional, etc...
10) Escreva o século das datas a seguir em algarismos romanos.
a) 35-
b) 660-
c) 1420-
d) 2019-
e) 1500-


Gabarito

1) a) O objeto de estudo do historiador é o ser humano.
b) É importante conhecermos o passado da humanidade para compreendermos o modo de vida que temos hoje e, se possível, melhorar o futuro evitando repetir os erros do passado.
c) Letra D.

2) a) No passado os historiadores se preocupavam os fatos ocorridos no momento presente daqueles que eram considerados pessoas "mais importantes". Atualmente, os historiadores buscam conhecer o passado de todas as pessoas, inclusive as comuns, para assim, poder entender melhor o mundo em que vivemos.

b) A maior dificuldade de estudar a história das pessoas comuns é a falta de material deixado por eles.

3) Fontes escritas - livros
fontes iconográficas- fotografias
fontes orais - depoimentos
fontes materiais - móveis
fontes imateriais - danças
fontes arquitetônicas - monumentos.

4) 555 a.C - 24 a.C. - 1 - 340 - 1850 - 2000

5) O ofício das paneleiras é imaterial porque retrata um costume de um povo, uma tradição que deve ser preservada.
6) Até o século XIX só era considerado história dos documentos escritos oficiais. Atualmente isso é criticados, pois os povos que não têm escrita também tiveram história. Tudo o que é produzido pelo ser humano é uma construção cultural, portanto, é uma fonte histórica.

7) Resposta pessoal.

8) O historiador tem o auxílio da Arqueologoia, da Biologia, da Paleontologia, da Geografia, entre outros.

9) CR
HI

10) a) século I
b) século VII
c) século XV
d) século XXI
e) século XV