quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Grécia Antiga - prova parcial do 3º trimestre

Clique aqui para ver a aula sobre a Grécia Antiga.

Atividades de fixação do conteúdo.


Atividade complementar sobre a Grécia Antiga
1) A Grécia era um conjunto de territórios que compreendia a Magna Grécia, a Grécia Asiática, a Grécia Continental, Grécia Peninsular e Grécia Insular. Quais áreas fazem parte da Grécia Insular?
2) Célebre poeta do século IX a.C., autor dos poemas "Ilíada" e "Odisseia". A tradição apresenta-o velho e cego. Estamos falando de
a) Homero
b) Heródoto
c) Sócrates
d) Anacreonte
3) O mito de Teseu e do Minotauro estão descritas na seguinte obra
(A)   Odisseia
(B)   Contos de Grim
(C)   Ilíada
(D)   Mil e uma noites

4) A  Grécia era formada por diversas cidades-Estado (póleis), entretanto, estudamos duas: Atenas e Esparta. Sobre essas cidades, faça o que se pede.
a) A pólis de Esparta ficou conhecida por seus cidadãos se  dedicarem às atividades militares durante a maior parte de suas vidas. Escreva um parágrafo sobre a educação das crianças espartanas. Lembre-se de destacar a diferença da educação dada às meninas e aos meninos.     
       b)      Em Esparta, apenas uma minoria tinha o direito político. Essa minoria é chamada de

(  A)   Democracia
(  B)   Aristocracia
(  C)   Ostracismo
(  D)   República

    c)       Construa  a pirâmide social ateniense usando as palavras do quadro.

Metecos – escravos - cidadãos
 


 d)      Atenas criou o conceito de cidadania, entretanto, esse conceito é bem diferente do que conhecemos hoje. Escreva uma diferença entre a democracia ateniense a a brasileira nos dias de hoje



5) Leia as sentenças a seguir e marque E se forem relativas a Esparta e A se forem relativas a Atenas.
(   ) De origem dória essa civilização dedicava-se principalmente a atividades militares, tendo Ares (deus da guerra) como seu deus patrono. Para tal dedicação hilotas, periecos e servos eram os responsáveis pela produção de alimento.
 (   ) Sua organização política era aristocrática até que conflitos sociais resultaram em reformas politicas até surgimento da democracia baseada na noção de cidadania (composta apenas por homens adultos, filhos de pais nascidos na cidade).
 (   ) Sua principal atividade era a dedicação à política e a filosofia, possibilitada pelo trabalho escravo que era responsável pela agricultura e a mineração.
6) Leia as frases a seguir sobre a decadência das cidades gregas e a ascensão do Império Macedônico e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
(   ) Mesmo com a vitória espartana a Guerra do Peloponeso enfraqueceu diversas cidades gregas permitindo que elas fossem facilmente dominadas por outros povos.
(   ) O enfraquecimento das polis resultou na aliança entre espartanos e persas cujo objetivo visava à conquista de diversos territórios até que os macedônios os expulsaram, conquistando assim toda Grécia.
 (   ) Os macedônios construíram um vasto Império, sendo Alexandre, o Grande o soberano de maior prestigio. Do vasto império Alexandre construiu grandes centros de difusão cultural, originando a cultura helenística, fusão das tradições gregas com as dos povos do Oriente, representada pela cidade de Alexandria.

7) Leia o mito abaixo e responda as perguntas conforme o texto.


O último combate
Na terra, a luta não havia terminado. Para se tornar definitivamente o soberano dos deuses e dos homens, Zeus ainda precisava combater um temível demônio, Tífon, que era o filho mais moço de Gaia.
Quando esse ser monstruoso se aproximava, todo mundo fugia, e os próprios deuses receavam enfrentá-lo. Sua força inesgotável, sua estatura descomunal e sua feiúra superavam as de todos os outros filhos de Gaia. Na extremidade de seus braços imensos, agitavam-se cabeças de dragão com língua preta. Cada uma delas soltava centelhas de fogo pelos olhos e gritos de animal selvagem.
Zeus as ouviu gemer, berrar e rugir uma após a outra. Preparou-se para a luta e empunhou suas armas. O choque foi terrível: a terra tremeu, o céu ficou em brasa, e o mar se ergueu num vagalhão fervente. Dentre os dentes dos dragões jorravam chamas que os relâmpagos de Zeus desviavam. De repente, juntando todas as suas forças, Zeus lançou um dardo poderoso, feito de seu raio, que inflamou de uma só vez as múltiplas cabeças de dragão. O monstro se consumiu num fogaréu gigantesco, queimando toda a vegetação em torno. Então, finalmente vitorioso, o senhor supremo do trovão o precipitou no fundo do Tártaro. Agora Zeus podia reinar. Voltou à sua morada no cume do monte Olimpo. Encoberto por nuvens espessas, o palácio do soberano dos céus ali se erguia, majestoso. Os deuses costumavam se encontrar no salão de mármore para alegres banquetes, em que se deleitavam com néctar e ambrosia. Eles gostavam das festas, e volta e meia suas risadas e cantos ressoavam no Olimpo. Sentado num trono de ouro e marfim, Zeus dominava os deuses e o mundo embaixo.
Com seu raio, podia agitar o céu e, com um meneio da cabeça, sacudir a terra. Todos temiam seu poder, mas respeitavam sua justiça. Essa vitória assinalou o início de uma nova era, em que nasceram os Mortais. Os da época de Cronos eram diferentes.

Vocabulário
Ambrosia - o manjar dos deuses do Olimpo, era um doce com divinal sabor, segundo a mitologia grega. Era tão poderoso que se um mortal a quem era vedado(proibido) , a comesse, ganharia a imortalidade.
Néctar - líquido açucarado produzido pelas flores. Os insetos voam de uma flor a outra alimentando-se do néctar.



      a)     No texto aparecem três seres mitológicos. Quais são eles?
       b )     Como Zeus se tornou soberano entre os deuses e os homens?
. 
c)        Apesar de Zeus ser temido pelos demais deuses, por que eles o respeitavam?
8) Explique o significado das faces do teatro dando sua devida importância pra a cultura grega.
9) O que diferencia o mito da filosofia?

10)  Sobre as Olimpíadas da Grécia Antiga é correto afirmar que
(a) as modalidades femininas, apesar de menos apreciadas, alternavam-se às modalidades masculinas e eram consagradas às deusas Afrodite e Atena.
(b) foram estabelecidas por Péricles no século V a.C. para celebrar o esplendor da cultura e da sociedade atenienses.
(c) além dos gregos, eram convidados atletas representantes de povos aliados, como fenícios e etruscos.
(d) participavam dos jogos olímpicos os cidadãos das diversas cidades-estados gregas, que decretavam tréguas para permitir a sua realização.
11) Leia o trecho a seguir.
 "Os deuses, quaisquer que tenham sido as suas origens longínquas, nada mais são do que seres humanos, maiores, mais fortes, mais belos, eternamente jovens; adquiriram não só a forma humana, mas também os sentimentos, as paixões, os defeitos e até os vícios dos homens; o mundo divino apresenta, portanto, uma imagem engrandecida, mas não depurada, da humanidade."
Fonte: A. Jardé, A GRÉCIA ANTIGA E A VIDA GREGA, 197.
De acordo com o texto,
(a) os gregos adoravam mais os seres humanos que os seus próprios deuses.
(b) os deuses gregos possuíam características dos seres humanos, porém, divinizados e engrandecidos.
(c) a diferença entre os humanos e os deuses gregos é que estes não possuíam defeitos.
(d) os deuses gregos assemelhavam-se aos deuses egípcios, exceto pelas qualidades.

GABARITO
1)      As ilhas faziam parte de Grécia Insular.
2)      Letra A.
3)      Letra C.
4)      A) Em Esparta a educação era muito rigorosa. Como a maior preocupação era em formar guerreiros, os meninos eram separados das  meninas e encaminhados aos ginásios aos 7 anos de idade. Lá se dedicavam ao exercício militar e se habituavam a suportar a dor, a fome e o frio. Já as meninas, eram criadas para serem boas esposas e donas de casa, mas recebiam treinamento físico para serem saudáveis e gerarem filhos saudáveis à pólis e aprendiam a manusear armas para se defender em caso de ataque à sua cidade.

b)Letra B.
 c)                                       cidadãos
metecos
 

                                                               escravos
d)R: Em Atenas a democracia era limitada, ou seja, apenas os cidadãos (homens livres, maiores de 18 anos e filho de atenienses) podiam votar, já no Brasil, todos são considerados cidadãos. Outra resposta possível: em Atenas a democracia era direta, o cidadão pessoalmente emitia sua opinião sobre as leis, no Brasil, é indireta, pois elegemos pessoas que nos representam na formulação e aprovação das leis.
5) E – A – A
6) V – F – V
7) a) O demônio Tífon, Gaia e Zeus.
:b)   Zeus se tornou soberano ao derrotar o demônio Tífon com seu raio
       c)        Zeus era respeitado por ser considerado justo.Escreva uma característica dos deuses que os faz parecer com os humanos e uma diferença entre eles.
8)    As faces do teatro representam seus dois gêneros principais, a tragédia e a comédia. As tragédias narravam os conflitos entre a vontade humana e a vontade divina enquanto a comedia narrava os vícios da população, ridicularizando-os. O teatro refletia realidades, proporcionando reflexões para aqueles que o frequentavam.
9) Através do mito, os gregos buscavam explicar a origem da humanidade, as causas dos fenômenos naturais e dos acontecimentos cotidianos, cada qual da sua forma. Os gregos, no entanto, sentiram a necessidade de  procurar um conhecimento universal, buscando respostas através da observação da realidade, por meio da razão humana. Assim, surgiu a Filosofia.
10) Letra D.
11) Letra B.

Grandes Navegações - prova parcial do 3º trimestre


Clique aqui para assistir a aula sobre as Grandes Navegações.

Atividades complementares sobre as Grandes Navegações



1)     Mercantilismo é o nome normalmente dado à política econômica de alguns Estados Modernos europeus, desenvolvida entre os séculos XV e XVIII.

 Indique duas características do Mercantilismo. 
.

2) Leia..

Os seres humanos são livres em seu estado natural, competindo e lutando entre si, por terem relativamente a mesma força. Nesse estado, o conflito se perpetua através de gerações, criando um ambiente de tensão e medo permanente. Para esse filósofo, a criação de uma sociedade submetida à Lei, na qual os seres humanos vivam em paz e deixem de guerrear entre si, pressupõe que todos renunciem à sua liberdade original. Nessa sociedade, a liberdade individual é delegada a um só dos homens que detém o poder inquestionável, o soberano. 
Fonte: MALMESBURY,  Leviatã ou matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. Trad. João Paulo Monteiro; Maria Beatriz Nizza da Silva. São Paulo: Editora NOVA Cultural, 1997.

O pensador que defendia as ideias descritas anteriormente é
(A)  Jacques Bossuet
(B)  Nicolau Maquiavel.
(C)  Thomas Hobbes.
(D)  René Descartes.



3)    Leia.

O monstrengo que está no fim do mar
Na noite de breu ergue-se a voar,
A roda da nau voou três vezes,
Voou três vezes a chiar,
 E disse, "Quem é que ousou entrar
 Nas minhas cavernas que não desvendo,
 Meus tetos negros do fim do mundo?
 E o homem do leme disse tremendo,
 "El-Rei D.João Segundo"
(Fernando Pessoa. POEMAS ESCOLHIDOS. Ed. O Globo, 1997, p.150)


a)      De acordo com o poema, como as viagens marítimas eram descritas como sendo algo perigoso. Aponte um perigo real e um perigo imaginário das viagens do século XV.
b)      A epopeia marítima portuguesa, descrita pelo poeta, foi revestida de ousadias e destemores, no entanto, ela só foi possível porque Portugal, antes de outros países europeus, reuniu as necessárias condições para a conquista dos mares. Cite e explique duas precondições que possibilitaram o pioneirismo português no processo de expansão marítima.

.





4)    Exponha a razão do estabelecimento da linha divisória de Tordesilhas.

5) Enumere os eventos, de acordo com o período em que ocorreram e indique a alternativa que apresente a ordem CORRETA.
 1. Período Pré-colonial (1500-1530)
 2. Período Colonial (1530-1808)
 (    ) extração  de pau-brasil.
 (   ) criação das Capitanias Hereditárias (D. João III).
 (   ) envio das expedições "exploradoras" e "guardacostas".
 (   ) chegada dos jesuítas para catequese dos índios e educação dos colonos.

 a) 1 - 2 - 2 – 1
 b) 2 - 2 -1 – 1
 c) 1 - 1 - 2 - 2
d)  1 - 2 - 1 - 2


6) Os portugueses chegaram ao território, depois denominado Brasil, em 1500, mas a administração da terra só foi organizada em 1549. Isso ocorreu porque, até então, (0,6)
a) os índios ferozes trucidavam os portugueses que se aventurassem a desembarcar no litoral, impedindo assim a criação de núcleos de povoamento.
b) a Espanha, com base no Tratado de Tordesilhas, impedia a presença portuguesa nas Américas, policiando a costa com expedições bélicas.
c) as forças e atenções dos portugueses convergiam para o Oriente, onde vitórias militares garantiam relações comerciais lucrativas.
d) os franceses, aliados dos espanhóis, controlavam as tribos indígenas ao longo do litoral bem como as feitorias da costa sul-atlântica.


7) Não, é nossa terra, a terra do índio. Isso que a gente quer mostrar pro Brasil: gostamos muito do Brasil, amamos o Brasil, valorizamos as coisas do Brasil porque o adubo do Brasil são os corpos dos nossos antepassados e todo o patrimônio ecológico que existe por aqui foi protegido pelos povos indígenas. Quando Cabral chegou, a gente o recebeu com sinceridade, com a verdade, e o pessoal achou que a gente era inocente demais e aí fomos traídos: aquilo que era nosso, que a gente queria repartir, passou a ser objeto de ambição. Do ponto de vista do colonizador, era tomar para dominar a terra, dominar nossa cultura, anulando a gente como civilização.
(Revista "Caros Amigos". ano 4. no. 37. Abril/2000. p. 36).

A respeito do início da colonização, período abordado pelo texto, pode-se afirmar que a primeira forma de exploração econômica exercida pelos colonizadores, e a dominação cultural e religiosa difundida pelo território brasileiro são, respectivamente,
(A) a extração das "drogas do sertão" e a implantação das missões.
(B) o escambo de pau-brasil e a catequização empreendida pela Companhia de Jesus.
(C) a mineração no Sudeste e a imposição da "língua geral" em toda a Colônia.
(D) o cultivo da cana-de-açúcar e a "domesticação" dos índios por meio da agricultura.

8) Aponte dois motivos que levaram os portugueses a iniciarem a colonização da América Portuguesa.

9)  Sobre o sistema de capitanias hereditárias, faça o que se pede.

a)    Em que consistia o sistema de capitanias hereditárias?
b)    Defina.
·         Carta de doação :

·         Foral:
c)    Das 15 capitanias, apenas duas prosperaram, são elas
(A)  Bahia e Espírito Santo.
(B)  Pernambuco e Bahia.
(C) São Vicente e Pernambuco.
(D) São Vicente e Espírito Santo.

10) Escreva um parágrafo, entre 6 e 10 linhas, sobre a capitania do Espírito Santo, destacando: quem foi seu donatário e o motivo de comemorarmos o dia 08/09 como a data de fundação da cidade.
11) Em 1548, a Coroa substitui o sistema de capitanias hereditárias pelo Governo Geral.
a) Qual cidade foi escolhida para ser a sede do Governo-Geral?
.
b)Qual era a principal função do governador-geral?


12) É correto afirmar que a prática da antropofagia entre algumas tribos indígenas brasileiras se devia
(A) ao barbarismo daqueles povos, que não possuíam religião ou normas morais capazes de refrear seus instintos.
(B) à crença de que, ao devorarem os inimigos, os índios estariam incorporando suas virtudes e qualidades.
(C)  à influência dos conquistadores europeus, uma vez que os índios procuravam responder à crueldade dos brancos.
(D) a uma estratégia de apavorar os adversários, que ficavam com medo de combater os antropófagos.

GABARITO
1)    O mercantilismo é definido como a política econômica do Estado Absolutista, caracterizado por metalismo, - na medida em que considera que são os metais preciosos que definem a riqueza da nação - intervencionismo, protecionismo estatal e Balança comercial favorável
2)    Letra C.
3)    A)  R: Real – naufrágio.
Imaginário – existência de monstros marinhos no oceano.

b)  Os portugueses foram os pioneiros nas Grandes Navegações porque como Portugal possuía uma posição geográfica privilegiada, cidades litorâneas como Lisboa aperfeiçoaram técnicas de navegação, Além disso, ter sido a primeira monarquia centralizada, possibilitou a Portugal incrementar algumas atividades, em especial, o comércio marítimo

4)  O Tratado de Tordesilhas foi assinado entre Portugal e Espanha para evitar um conflito entre esses dois países, já que os dois se consideravam com o direito de explorar as terras no Novo Mundo.

5)    Letra D.
6)    Letra C.
7)    Letra B.
8)    A colonização das terras portuguesas na América se iniciaram devido ao fato de os portugueses terem perdido o monopólio comercial no Oriente e pelas constantes tentativas de invasão estrangeira na colônia.
9)    A)  A colônia portuguesa foi dividida em 15 lotes de terra entregues a 12 donatários, que eram membros da pequena nobreza e militares de alta patente que tinham recursos para assumir a colonização.
b)Documento que garantia ao donatário de direito de explorar a capitania e transmiti-la aos filhos por hereditariedade.
·         Documento que determinava os direitos e os deveres dos capitães donatários.
c)       Letra C.
10)  A colonização do Espírito Santo data de 1535, quando Vasco Fernandes Coutinho chegou à região, hoje conhecida como Prainha de Vila Velha. Esse foi o primeiro núcleo de povoamento, entretanto, a resistência dos nativos da região fizeram com que o donatário optasse por buscar outro lugar para tornar a sede da capitania. O local escolhido foi uma ilha próxima, a chamada Vila Nova. Apesar da mudança, os nativos continuaram dificultando o trabalho dos colonizadores e, acredita-se que no dia 08/09, os portugueses conseguiram derrotar os indígenas de forma definitiva.Com isso, a sede passou a se chamar Vila Nova da Vitória e, depois, apenas Vitória. É por isso que o dia 08/09 é considerado o dia da cidade de Vitória.

11) A) Salvador.

b) A principal atribuição do governador-geral era garantir a defesa da colônia, especialmente contra os invasores e indígenas rebeldes.
12) Letra B.